domingo, 16 de março de 2008

Mania? Hobby? Doidice?

Quando criança eu tinha mania de fazer coleções. Colecionei papéis de carta, expostos em enormes pastas e separados por categorias. Era uma febre na escola. Cada uma com suas pastas, seus papéis e muita agilidade para realizar as trocas. Na hora do recreio todas as meninas iam ao pátio realizar o tal escambo. Tínhamos regras severas: os papéis cartinge só poderiam ser trocados por cartinge, porque eram os mais disputados; os papéis quer não eram da moda (com os personagens de desenhos da época) não eram valorizados e para realizar a troca deveriam ser trocados por dois; e várias regras que eu não me recordo mais. Algumas vezes, o poder de persuasão e o argumento de troca faziam com que burlássemos algumas dessas regras. E assim eu fiz minha primeira coleção: três pastas completas com os mais variados papéis. Tenho até hoje. E estou numa situação delicada, pois ou começo a escrever cartas neles ou rezo para a moda de papel de carta voltar e os entrego a uma sucessora.
Já tive coleção de adesivos (comprei até umas pastas auto-colantes), coleção de lápis, coleção de borrachas, álbuns de figurinhas, prendedores de cabelo e muitas outras. Com o tempo, fui me desfazendo de algumas destas coleções e logo criei um novo hobby: colecionar copos. Copos para bebida alcoólica, copos com temas divertidos, copos infantis, enfim... eu amo copos. Já tenho do Bob Esponja, da Hello Kitty, Scooby-Doo, copo de cachaça, copo (taça) de champagne, copo de cerveja – que dizem ser do tamanho da minha sede, com capacidade para 1litro. É uma mania que começou por acaso. Mas, hoje em dia os amigos viajam e me trazem copos. Meu pai me presenteia com copos. Até minha mãe no começo resistente com a minha nova invenção resolveu ser entregar. Eu adoro minha coleção de copos. Mania? Doidice? Pode até ser. Mas, mania cada um tem a sua.
E como todo colecionador tem um sonho, eu não poderia ser diferente. Meu sonho é: a caneca do Programa do Jô. Já pensou? Seria colocada em local de destaque na prateleira com direito a iluminação especial de Castelo Casado. Aaaah, a caneca do Jô!

6 comentários:

Evelyne Furtado. disse...

Fernandinha, dos papéis de carta aos copos você cresceu e se tornou uma ótima escritoa. Adorei!
Beijos

AdrianaSá disse...

kkkkkk
qual será a proxima coleção?
as coleções vão de acordo com a fase da vida. Na infancia, papeis de cartas, albuns de figurinhas, ímas, borrachas, etc. Na pré-adolescencia, Leo diCaprio e Backstreet Boys. Na adolescencia, colecionei rebeldia. E hoje...to começando a colecionar cartoes de créditos e contas. Riachuelo, celular, blablabla. Espero nunca ter uma coleção de fraldas. kkkkkkk
bjo sobral, adorei o blog.

Anônimo disse...

Nem queira desejar a caneca do Jô.
Você coleciona cooopoooss. E eu!? Que coleciono canecas?!?!?!
Eu siiiiim sonhooo com a caneca do jôôÔ, exposta na prateleira, tooda linda com direito a todas as iluminações especiais!!! :DDDD
Mas se um dia eu for la e conseguir uma, juro, olho pra ele e peço uma pra você tambem!! hahaah

adooorei!
to pensando em fazer um blog tb.. sempre gostei de escrever.. quem sabe!?

beeeijos

LARINHA

Cris disse...

Pois, eu colecionei papéis de carta por toda a minha infância e adolescência. Hoje, com 29 anos, estou voltando a colecionar. É como se estivesse resgatando algo perdido... a infância talvéz. Se quiser doar estou as ordens, serão muito bem cuidados.

Bjs

Anônimo disse...

Olá,
vc tem interesse em vender seus papéis de carta?
tenho interesse em compra-los.
danielacontato@gmail.com
um abraço,
Daniela

Anônimo disse...

Nanda....tbm coleciono copos, taças e canecas, com um pequeno detalhe tem que ser vidro e ter algum tipo de logo marca ou propaganda. Tenho muito interesse de particiar de uma feira de colecionadores vc conhece alguma e sabe a data?????
Márcia Costa.