sexta-feira, 14 de março de 2008

Beleza não é Essencial.


O próprio Vinicius de Morais, autor da frase " as feias que me perdoem, mas beleza é fundamental", disse também numa carta escrita à sua mãe, descrevendo sua primeira mulher, que ela era " de uma feiurinha linda". O texto está no livro que traz correspondências de Vinicius, reunidas por Ruy Castro, que aproveito para indicar pois é delicioso.

Está claro que o belo é relativo. Quem é feio para mim, pode não ser para o leitor.
Frida Khalo é um exemplo do que digo.A pintora mexicana era feia. manca e usava um aparelho terrível para abrandar as dores que sentia, em razão de um acidente, mas conquistou o coração do pintor Diego Rivera, entre outros. A beleza de Frida estava na sua alma guerreira, na sua vitalidade e nas cores vivas, claras e fortes das suas telas.

A beleza segue padrões determinados de acordo com a época. O que era bonito na corte de Luis XVI não é belo hoje. Os exagerados modelitos usados pela minha querida Maria Antonieta seriam hoje fantasia de destaque de escola de samba.

O padrão atual é rígido e cruel. Quem entra na paranóia da mídia, vive a infelicidade de não ser magérrima, loura, com barriga tanquinho, cabelos lisos e silicone.Algumas perseguem esse padrão incansavelmente.

Os homens que não sentiam essa cobrança passaram a sentir. E alguns são tão vaidosos que já ganharam o título de Metrossexual.

Não há como negar que a beleza atrai. Existem pessoas lindas e nós gostamos de olhá-las e de nos aproximarmos delas.

A primeira impressão que temos de alguém é através da aparência, todavia, não nos enganemos o belo Príncipe pode ser um sapo chato e sem caráter.

Uma das frases que mais gosto é de Antoine de Saint-Exupéry. Disse o autor do Pequeno Príncipe " que o essencial é invisível aos olhos, pois só se vê bem com os olhos do coração". Lindo, não?

2 comentários:

Anônimo disse...

Sobre o que fundamental e/ou essencial,
Mulheres em dobro:
Entre o feio e o belo, o espelho. É ele quem dita a convenção do que deve ser um, e do que deve ser o outro. O tema é tão fascinante que Umberto Eco lançou dois trabalhos: as histórias da beleza e da feiúra. E sabe o que constatou? Em síntese: que a concepção do belo/feio muda com o tempo! Mas sabe do que ele mais gostou? De estudar o feio, muito mais instigante, provocador, e até chocante. Até feiúra tem a sua beleza! Vinicius, que lenvantou o debate, esqueceu de dizer que fundamental é mesmo o amor, é ele que recebe "a beleza que é fundamental" e a "feiurinha linda".
Cumprimentos em dobro!
Gustavo S.

Evelyne Furtado. disse...

Que comentário mais erudito!!Espero que seja o Gustavo que conheço, que é estudioso e escreve muito bem, além de ser bonito como a família toda.
Que família!!!!!!!
Obrigada e de minha parte agradeço,rs.
De qualquer forma adorei!
Abraços.