segunda-feira, 24 de março de 2008

Amor da Cabeça aos Pés.

Desde que nascemos passamos por perdas. Perdemos o aconchego do útero. Perdemos a proteção materna. Nós meninas vivemos o Complexo de Electra (perdemos o amor do pai para nossas mães) e os meninos os transtornos edipianos perdem o amor da mãe para o pai), isso tudo segundo Freud.

Sempre tive medo de perder. Sentia-me traída, usada, amputada no que eu tinha de melhor: a afetuosidade e a lealdade.

Depois que a dor passa, os contornos desse quadro mudam e dependendo da relação que tivemos, percebemos o quanto foi bom enquanto durou.

Esse relato, aparentemente melancólico, tem o sentido de mostrar que sobrevivemos a todas essas perdas. Ainda que seja atravessando surtos de ansiedades, compulsão alimentar, cachoeira de lágrimas.

Pois bem, caímos e levantamos algumas vezes. Não sem raiva, não sem mágoa, não sem constrangimentos, não sem dor. Buscamos apoio de amigos e familiares, além da ajuda especializada.

Entretanto o bom disso tudo é que cada perda vivida traz ganhos. Inclusive calóricos, quando a ansiedade é aplacada com a ingestão de um pote inteiro de sorvete de chocolate, por exemplo.

Falando sério, ganhamos realmente mais consciência de nossa individualidade. Descobrimos do que gostamos, revemos nossas prioridades, revistamos os nossos sonhos.


Rompimentos amorosos doem, porém saber que podemos sobreviver à perda do parceiro, reforça a nossa fé na vida, pois ela se renova e nos abre horizontes.


É bom saber, também, que podemos juntar tudo de bom que vivemos. Lembrar de cada "eu te amo" que ouvimos e que falamos, de cada beijo, de cada encontro, de cada olhar. São emoções que ficam para sempre.

No mais, continuaremos romântica e como toda mulher “merecemos rosas" como canta Ana Carolina, pois ainda "somos amor da cabeça aos pés".




2 comentários:

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Evelyne, volto ao teu blog e cada vez gosto mais,este assunto sobre perdas é muito bom, teus textos são maravilhosos.será que lembra do meu blog? em todo caso:marthacorreaonline.blogspot.com

Evelyne Furtado. disse...

Oi, Martha!
Claro que lembro do seu blog cheio de estilo e bom gosto.
Obrigada pela visita que retribuirei.
Beijos