quinta-feira, 28 de agosto de 2008

À Companheira Malu*

Oi, amiga!

Como vai indo por aí?

Estou lhe escrevendo para lhe pedir um favorzão.Não se preocupe. Não se trata de tráfico de influência. Sei de sua lisura, apesar do contato que você mantém através de e-mails com o companheiro Lula.

O que seria dele sem você, menina? E de nós, então? Graças a Deus você transmite bons princípios ao companheiro.

Ah, eu também não me sinto bem recebendo bolsa família, bolsa escola, nem esse crédito fácil que está deixando os pobres mais pobres (sem perceberem) e os bancos mais ricos.

Bem, Malu, hoje preciso de conselhos de sua terapeuta do MSN. Já tenho um muito bom por aqui, mas sei da reputação da Dra. Nena Sara Neura e ela entende dessas coisas de mulheres, não é?

Pergunte a ela o motivo pelo qual sou tão sensível. Você faz isso? Ando me sentindo tão delicada e incompreendida. E fico vulnerável, sabe?

Se quiser saber mais, pergunte a Zélia. Eu acordei hoje doida para falar com ela, por causa de um comentário mal compreendido aqui no Recanto. Uma bobagem sobre Marlon Brando, Johnny Depp e eu.

Será que a sua terapeuta explica porque me preocupo tanto em ser vista diferente do que sou?

Que impulso é esse que me leva a atrapalhar o dia de Caras de Zélia Maria Freire para me explicar? Ainda bem que demos boas risadas e ficou tudo bem.

Se não for muito, gostaria de saber por que tenho fobia de provocações virtuais. Será que isso é sério?

Diga a ela que não estou lendo Nietzsche, não estou vendo filme de terror e evito más influências.

Não comprei revistinhas da turma da Mônica, mas dei um monte de bonequinhos da turma para a minha sobrinha. Já é alguma coisa, "né não?”.

E vou lendo Malu, Zélia, Marília, Maria Olímpia, Maria Paula, Nena, Pedro Galuschi, (li um texto dele lindo hoje) Leo, Rosa, The Rain (que hoje faltou), Faísca e Fumaça e Paulino Neves, que escreve muito bem.

Malu, você sabe que "o que dá para rir dá para chorar”, não é? Ontem mandei amar, hoje chorei por amar...

Ah, agradeça ao companheiro Lula pela referência a mim no retorno que ele lhe enviou quando você se despediu dele, por causa do horário eleitoral. Não sou lá essas coisas, mas acho que ele deve procurar os "esses" primeiro.

Por hoje é só. Deixo beijos para você e para a sua terapeuta do MSN

Ah,feliz dia do psicólogo para Dra. Nena Sara Neura.

Veca T.F.M.A., ou seja, Tentando Ficar Melhor Ainda.


* A companheira Malu é uma escritora amiga que mantém deliciosas correspondências com o companheiro Lula e com a psicóloga do MSN em seus testos no Recanto das Letras.

sábado, 23 de agosto de 2008

Às Meninas do Brasil.


Meninas, eu precisava
dessa emoção
negra, loura, mulata, morena
dourada, trigueira
da nossa cor:
verde-e-amarela.





Até mais...

Homenagem do Mulheres em Dobro, às meninas brasileiras- Maureen e o time feminino de voley- que conquistaram com garra, técnica e muita dedicação medalhas de ouro em Pequim. Sem discriminição, beijamos Cielo e queremos muito beijar toda equipe do voley masculino.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Impressões

I

Li sobre vampiros
Senti uma estranha fraqueza em meu corpo.
Fechei a página



****************************
II

Sonhei com anjos
Emprestando-me asas
Acordei alguns metros acima do chão.

*****************************
III

Prestes a terminar mais um livro
Agarro-me á ultima página
Adio a solidão.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Primeiras impressões...

Eu acho muito engraçado a primeira impressão que tenho das pessoas. Eu sou do tipo que monta o perfil do indivíduo e usa a imaginação "viajando" no que aquele ser é e representa para o espaço!
Muitas vezes, sentada em mesas de bar eu fico "contemplando a convivência" das pessoas ao meu redor e formulando hipóteses... aquela lá levou um fora do namorado e está curando a dor de amor, aquele lá está feliz porque recebeu uma proposta de emprego melhor, aquele acolá vai ser pai - mas, não gostou da idéia nem um pouco. E por ai vai... fico imaginando e fantasiando através do semblante e da característica das pessoas.
Algumas impressões me assustam muito... como aquelas pessoas bem estranhas que esbarramos nas estação de metrô, a quem costumo apelidar de "doido de metrô". Tem os taxados de "sofridos", que geralmente falam alto, riem muito... mas, não deixam de ter um olhar triste. O perfil que mais gosto são as "sassaricadas", mulheres bem vestidas, bem arrumadas, sorridentes e muito faceiras!
Dizem que tenho uma imaginação fértil... mas, eu fico pensando mesmo... qual será a impressão que causo nas pessoas?

sábado, 9 de agosto de 2008

Meus Amores Impossíveis




Meu primeiro amor platônico foi o Cabo Rusty, dono de Rim Tim Tim, seriado da TV que já assisti em reprise, pois acabei de descobrir no Google que a série era dos anos cinqüenta, mas só assisti no fim da outra década, portanto foi também a primeira paixão anacrônica. A série saiu do ar e quando voltou, eu havia crescido e o Cabo Rusty continuava pequeno. Que decepção!
Dai passei a sonhar com Dom Diego de la Vega, o Zorro, enquanto me imaginava ser Bat Girl dando umas paqueradinhas com Batman. É dessa época também o meu amor por um desenho. Adorava Thor, o filho de Odim, O Rei do Trovão. Ah, como me encantei pelo poderoso e grande Thor, com seus cabelos louros e compridos.
Também tive a minha fase de amores da televisão: Mário Cardoso e Eduardo Tornaghi foram amores da adolescência, na novela A Moreninha.
Bem, cresci e já tinha meus paqueras reais, não pensava mais nesses seres de fantasia, mas venerarava Chico Buarque de Holanda e me sentia a própria Carolina, sonhando na janela ser Marieta Severo. Continuo a ter Chico na minha vida, por pura e absoluta admiração.
Adulta comecei outra fase anacrônica. Apaixonei-me por Honoré de Balzac, após ler sua obra e sua biografia. Recentemente criei coragem e escrevi uma carta para ele publicada no blog Perfil de Mulher e no Portal Comunique-se.
Ainda na máquina do tempo mergulhei na vida de um dos maiores atores de Hollywood. Um dos mais lindos e mais polêmicos também. E dei início à minha fase Marlon Brando. Vi e li tudo sobre ele, que era um perigo para as mulheres. Brando usou e abusou do seu talento e da sua beleza. Teve um fim de vida triste, mas conservou a dignidade e o talento. Foi ele quem me apresentou o atual homem-perigo, porém adorável e distante de mim. Em Dom Juan de Marco, onde Marlon era ainda um charmoso terapeuta, passei a prestar mais atenção em Johnny Depp, o protagonista.
Não passei incólume por Vinicius de Morais, não. Sempre gostei de seus poemas,de suas letras lindas e do seu jeito irreverente, mas foi lendo Meu Querido Poeta, compilação de suas cartas por Ruy Castro, que me dei conta do poder de sedução do poetinha que amava intensamente e desamava facilmente. Pois bem eu amei e sofri com cada mulher que passou pela vida de Vinicius e entendi perfeitamente os seus versos “Que seja imortal posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure".
Com Vinicius ía-se do céu ao inferno e a queda devia doer para caramba!
Hoje essas paixões duram o tempo de uma sessão de cinema ou da leitura de um livro. Meus sonhos estão bem mais perto da realidade, mas ainda distantes da realização.
A gente amadurece e nossos sonhos de amor também.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Nasci na época errada.

Uma coisa é certa. Nasci na época errada e no local errado. Era para eu ter nascido na década de 50 e no Rio de Janeiro. O motivo é simples: Vinícius de Moraes.
Enquanto as pessoas se rasgam por Reynaldo Gianechini, Paulo Zulu, Luciano Szafir... eu seria muito mais feliz com um Vinicius de Moraes. Certamente, eu teria sido uma de suas paixões/esposas e certamente teria vivido momentos louváveis ao lado dele. Não me incomodaria com seu uísque, com a boêmia e com sua irritante calma! Afinal, tirando a calma - coisa que eu não tenho - eu seria o encaixe perfeito para Vinícius(deixando claro, que isso são devaneios dessa humilde redatora).
Estudar e conhecer Vinicius através da sua vida e composições me deixa mais intrigada... "Por que eu não vivi isso?"... Aprendo muito com meu amado. E umas das lições que sempre levo comigo, é aquele verso tão conhecido "que seja infinito enquanto dure".
Mas, minha paixão por Vinicius começou a alguns anos. Obviamente, eu tive minha fase negra na pré-adolescência com Backstreet Boys e Leonardo diCaprio (com direito a revistas e muitos posteres). Depois comecei a refinar minhas paixões... comecei por Falcão - vocalista da banda O Rappa - inteligente, ótimo cantor, visual despojado e foge aos padrões "principe encantado". Podemos citar o também "principe não-encantado" Luciano Huck... grande paixão...mas, Angélica chegou primeiro. E finalmente: Vinícius!
Aaah...

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Beijando Sapos ou Príncipes.

Quantos sapos há de uma princesa moderna beijar para encontrar seu príncipe? Algumas sortudas beijam o príncipe da primeira vez e continuam beijando-o vida a fora. Outras beijam sapos disfarçados de príncipes, cujos disfarces não resistem a muitos beijos. Algumas beijam uns sapos bem legais e levam a vida assim sonhando em encontrar seus príncipes. Existem outros tipos de felizardas que conseguem beijar mais de um príncipe durante a vida; um de cada vez, que não deixam o principado quando mesmo quando os beijos não são mais tão bons. Então os beijam na face e recebem deles beijos na testa. Mas, todo cuidado é pouco quando se beija muitos sapos em uma só noite. Há o perigo da doença do beijo, de gerar sapinhos indesejados ou de banalizar o beijo. Na verdade sapos não viram príncipes e nem somos princesas.
A realidade parece sem graça? Pois só parece. Mulheres e homens com defeitos e qualidades dão sentido e alegria à vida beijando-se com afeto, amor, paixão. Sem ilusão, pois beijos apaixonados valem muito mais que os sonhos.
De qualquer forma é bem melhor beijar gente do que engolir sapos.
Disso não tenho a menor dúvida.