sábado, 3 de maio de 2008

Solidão: uma boa companhia.


Tem quem goste de ser só e procure o isolamento. Algumas pessoas são solitárias por opção, outras pelas circunstâncias. A maioria corre da solidão, uma vez que seu significado esteja sempre associado ao abandono ou à tristeza.
Mas a solidão tem um lado bastante positivo e poucas pessoas percebem. Estar só faz com que busquemos a nós mesmos. Geralmente é esse encontro que assusta, mas se superarmos o receio, certamente faremos uma viagem interior que nos enriquecerá muito.
Ao lado do auto-conhecimento a liberdade é outro aspecto atraente da solidão. Quando estamos só somos donos das nossas vontades e desejos. Decidimos o que comer, que filme assistir, que lado da cama dormir e outras coisas mais.
É claro que compartilhar a vida com alguém é maravilhoso, mas isso depende desse "alguèm", que pode nos fazer bem ou, ao contrário, muito mal.
A solidão dói quando nos deixamos levar pela melancolia, porém se ao invés da tristeza, escolhermos a criatividade, teremos um mundo de possibilidades para explorar.
Não estou pregando o recolhimento; não estou falando de eremitas, que se escondem das outras pessoas, pois não sabem lidar com o outro. Falo das ocasiões nas quais nos sentimos sós por um período.
A primeira vez que fui ao cinema só, senti-me uma vitoriosa. Já havia passado dos 30 e morria de medo de fazer qualquer coisa só. Fui e venci. Hoje acho maravilhoso um programa comigo mesma, com direito a cinema, pipoca e coca-cola, tendo como sobremesa um pacotinho de Confete ou M&M. Ainda que seja um exercício de equilíbrio e um show da malabarismao (ruim) para o restante da platéia.
Façamos-nos inteiros, enquanto a companhia ideal não chega ou quando ninguém quer assistir àquele filme conosco. Estar só, não é necessariamente ser só. A solidão nos proporciona conhecer uma ótima companhia: nos mesmos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Eve, no passado me assustava qdo pensava em fazer alguma programação sozinha, hoje em dia não mais, ao contrário é prazeroso. Mas Graças à Deus sou uma daquelas privilegiadas que sempre tem alguém para acompanhar-me. Bjs. Jeane.

Evelyne Furtado. disse...

Oi, Jeane! É muito bom desfrutarmos dessa liberdade. Nao que eu prefira ficar o tempo inteiro só, mas perder o medo é o máximo!
Obrigada e bjs

Capitão-Mor disse...

Por vezes é bom recolhermo-nos a um certo isolamento, reflectir sobre os rumos a seguir, as escolhas...
Pior que isso é sentirmo-nos sós no meio de muita gente, coisa que não é tão rara assim.

Evelyne Furtado. disse...

Também penso assim, Capitão. A pior solidão talvez seja essa.
Abraço

Celamar Maione disse...

Evelyne
Lembro até hoje de uma frase que li : " Pior do que ficar sozinho, é ansiar que nos deixem em paz." Ficar sozinho é preciso. Adoro ir ao cinema sozinha, passear em shopping, parar numa livraria. Tudo depende do estado de espírito. Tem períodos que preciso de gente, mas outros, me recolho para pensar e me entender. Muito bom o artigo.

Evelyne Furtado. disse...

Então, Celamar, é assim que penso.
Sua frase expressa exatamente a agonia que sentimos quando estamos mal acompanhadas. Também gosto de minha companhia e às vezes corro para ter outras companhias.
Beijão e obrigada!