terça-feira, 29 de abril de 2008

TPM

Tensão Pré-menstrual. Sou a pessoa certa para falar dessa síndrome. Convivo há anos com as variadas formas que meus hormônios encontram para se manifestar, quando enlouquecem durante uns dez dias por mês. Sim, acho melhor dizer que a loucura é hormonal e não minha. Não é minha culpa se choro por qualquer coisa ou mesmo por nada. Não sou responsável pela insônia, pelos nervos à flor da pele (aí Zeca Baleiro!). Não sou eu quem fala coisas que em estado normal nem pensaria. São eles, os hormônios, que se mostram e não eu. Portanto, não me acusem de louca, estressada, chorona ou burra. Rita Lee disse tudo: "mulher é bicho esquisito". Resolvi procurar um médico após uma manhã, há muitos anos, quando dirigia e ouvia o rádio, tive uma crise de choro enquanto Gil, o compositor e intérprete (antes de ser ministro), cantava a fome da menina Madalena, só saciada com orações ao senhor do Bomfim, pois a mãe não tinha como alimentá-la. Antes disso, já havia "me estranhado", ao assistir a comédia "Esqueceram de Mim": chorei tanto quando a mãe, em pleno vôo, percebeu que havia esquecido um dos filhos em casa, que não consegui achar nada engraçado. Na época, o médico que procurei receitou diurético e recomendou uma dieta com pouco sal e nada de cafeína. Isso pra mim, que sou louca por café e Coca Cola! Acho que ele queria me enlouquecer de vez. Eu juro que tentei, mas não durou muito. Lembro que numa noite, em que jantávamos eu e minhas duas irmãs, o clima ficou tão tenso que uma delas saiu dizendo que só voltaria depois que nós, as "afetadas" pela dança dos hormônios, menstruássemos... Rimos muito, as três, o que aliviou o ambiente... Apesar de tudo isso, tenho uma amiga que adora a TPM. Ela aproveita para desabafar e fala tudo o que não falaria normalmente. Já a alertei que essa falta de freio pode causar acidentes irreparáveis, mas por enquanto ela nem liga e segue liberando seus desaforos a quem atravessa seu caminho. Falando em acidentes, devo muita à dedicação do meu anjo da guarda, pois passar em sinal amarelo ou mesmo fechado requer toda proteção possível. E meu anjo tem trabalhado bem, graças a Deus! Estou escrevendo esse texto em fase de TPM e espero que vocês relevem algum erro absurdo. Não que eu não me engane em estado normal, mas nessa fase sou terrivelmente burra. A propósito, um dia falei para uma colega de trabalho que não estava conseguindo escrever nada, pois me sentia obtusa e ela, espantada, perguntou-me: "O que é obtusa"? Percebi que mesmo na TPM eu não estava tão mal assim. Pelo menos ainda conservava um vocabulário razoável.

Evelyne Furtado

6 comentários:

Capitão-Mor disse...

TPM? Ok, vou sair de fininho antes que assista a algum ataque de histerismo! :)

Amiga que adora TPM? Você tem umas amigas muito estranhas!!!!!

Evelyne Furtado. disse...

Ha ha ha ha ha ha ha ha
Você é um privilegiado, pois quem viu não esquece jamais (risos)

Eu tenho "amigos" estranhos, Capitão, mas gosto deles assim mesmo...

Abraços!

AdrianaSá disse...

Bom...Meu nome é Adriana, mas deveria me chamar Teobalda Pereira Martins, ou simplesmente TPM. Como estou no auge dela, sei bem o que significa cada palavra desse texto. Tenho várias tpms, pra todos os estilos, gostos e mais. No exato momento to com a TPM Mal-humor! Pra que viver? pra morrer daqui a uns anos ou alguns minutos?
Sou consciente que depois da menstruação a vida é bela (apesar das cólicas, olheiras, incomodo), mas nesse momento tudo é cinza, trabalhar é um saco e o pior de tudo é a tpm somada com dieta. Mas enfim, isso é ser mulher. E a verdade é que, cada menstruação agradecemos por menstruar, pq se não...Algo estaria errado!
beijo paras as tensas pré mentruais do blog.

Celamar Maione disse...

Como sofro com a TPM, Evelyne ! Já comecei tratamento duas vezes, parei no meio do caminho e cá estou eu com uma crise de TPM. São quinze dias de olheiras, choros, nervosismo, insônia, raiva.Problemas que ganham lente de aumento, amores insubtituíveis e vai por aí . Sou movida a hormônio. Quinze dias bem e quinze dias péssima.
Crônica muito boa ! Adorei ! Aliás, o bate-bola entre você e Fernanda Sobral está excelente. Boa idéia. Beijocas Celamar

Evelyne Furtado. disse...

Adriana e Celamar, vocês trouxeram ótimas contribuições ao Mulheres em Dobro. TPM é barra pesada mesmo! Minha irmã reconhece pelo meu olhar,rsrs. Esqueci de falar da vontade de comer doce, aiaiaiai.
Bem,hoje estou melhorzinha ,mas esses hormônios são terriveis, mesmo!

Adorei a visita de vocês e agradeço por mim e por Fernandinha, a menina que está batendo um bolão!

Anônimo disse...

VEKA, NÃO PODEMOS ESQUECER DE NOSSA AMIGA DINA, POIS A MESMA É UM EXEMPLO DIGNO DE QUÃO ALTERADAS AS MULHERES FICAM NO PERÍODO PRÉ MESNTRUAL,CHEGANDO AO PONTO DE FAZER USO DA PORTA DO CARRO COMO SE FOSSE A SINALEIRA DO MESMO, INDICANDO EM QUE RUA ENTRAR, (RISOS). A VERDADE É QUE AS MULHERES DA FAMÍLIA BARROS FURTADO SÃO, INFELIZMENTE, "TEOBALDAS PEREIRA MARTINS".
P.S EI, SOU EU QUE CAPTO O SEU OLHAR DE TPM?
BJS
MEL