segunda-feira, 28 de abril de 2008

O mal das mulheres


Eu e Tia Veca sofremos do mesmo mal que muitas mulheres. E hoje, me pergunto como ainda não tínhamos falado sobre isso? TPM. Sim, aqueles momentos de total insanidade e angustia que vivemos nos dias que antecedem a menstruação.

Algumas mulheres, ou melhor, algumas sortudas não sofrem deste mal. Estas passam o mês tranqüilas e sentem apenas leves cólicas. No hábitat natural destas mulheres não há abalos sísmicos mensais como no meu.

Um lar de uma pessoa com TPM é tenso. As pessoas nunca sabem o que esperar daquele ser “psicologicamente modificado”. Crises de choro podem ser facilmente interrompidas por acessos de fúria. Neste período do nosso mês ficamos subindo e descendo montanhas, um dia felizes, um dia tristes e uns dias bem explosivos.

Mas, o pior de tudo é: somos tomadas por um enorme sentimento de solidão e infelicidade. Tudo é ruim. Tudo está errado. Tudo conspira contra nós. Ninguém entende. Até que aparece a luz no fim do túnel e abrimos um largo sorriso e admitimos para quem quiser ouvir: - Estou com TPM! Admitindo a nossa condição somos perdoadas e absolvidas pelos nossos convivas. E ainda, passamos a lidar melhor com aquela sensação indesejável.

E nada melhor que praticar exercícios físicos, trabalhar o lado espiritual e reduzir a ingestão de cafeína e álcool para procurar o equilíbrio emocional (dicas da Revista Bons Fluidos).

Um comentário:

Evelyne Furtado. disse...

Fernandinha, amei! Suave seu texto sobre TPM, mas me identifiquei com cada sintoma. Já viu que até as nossas roupas nos detestam nessa época?

Parabéns!