sexta-feira, 4 de julho de 2008

Macaca Nova Apanha.

Uma amiga me reclamava do ambiente no novo local de trabalho. Estranhei, pois sabia do quanto ela havia lutado para fazer parte do quadro daquela empresa. Ela me confirmou que não reclamava de suas funções, do salário melhor e da confiança que a diretoria depositara nela.
O que a incomodava era o comportamento de alguns colegas,funcionários antigos na firma, que ora a ignoravam, ora a tratavam com deboche.
Lina, a minha amiga, sentia-se uma estranha no ninho e não sabia o motivo do tratamento dos colegas para com ela, uma vez que nunca os tratara mal.
Tentei entendê-la e lembrei de uma situação parecida que eu havia passado e da frase que ouvira ao conversar com uma pessoa mais experiente do que eu na época.
- Minha filha, macaca nova apanha. Disse-me um amigo sábio.
Lina reagiu como eu e quis entender melhor. Repeti o que tinha ouvido e que não havia esquecido:
- Quando um macaco novo chega a um zoológico, ele apanha, pois ameaça a segurança dos "moradores" antigos.
E assim acontece com nós humanos, algumas vezes. Quando entramos em um ambiente trazendo idéias e posições diferentes, atraímos antipatia e desconfiança daqueles que estão lá há mais tempo, pois o medo de perderem a posição leva os “macacos velhos” a nos baterem, defendendo seus territórios.
Com o tempo as posições se definem e depende muito da nossa autoconfiança.O importante é não nos deixarmos intimidar, até porque há macacos bons que nos estendem a mão e nos ajudam.
Acredito que tranqüilizei Lina, como meu amigo havia me tranquilizado antes.

Evelyne Furtado.
04 de julho de 2008.

4 comentários:

Anônimo disse...

Esses macacos velhos que nos tratam mal são aqueles inseguros que nunca aprenderam a desempenhar sua função. Jeane

Evelyne Furtado. disse...

É por aí, Jeane. Às vezes até desempenham bem, mas são inseguros . Valeu, amiga!
Bjs

Zélia Maria Freire disse...

Caríssima: como este "mundo" é pequeno, cá estou te fazendo uma visita e confesso que estou feliz com o que encontrei, mas confesso, que cada vez menos eu entendo certos comportamentos , esquisito, né não? que custa ajudar um colega de trabalho no seu novo ambiente de trabalho, por que tem que apanhar feito "um macaco novo" Macacos me mordam, mas vá eu entende os humanos. Um beijo pra ti e fica neste comenttário os aplausos aos demias textos.

Evelyne Furtado. disse...

Zélia, querida, esse é o meu blog mais suave, feito em parceria com Fernandinha uma menina danada de boa nos textos, amiga de minha filha. Seja bem-vinda e se sinta em casa. Mas esses macacos velhos são assim e o texto nasceu de uma conversa com uma amiga mesmo e lembrei de minha situação.
Vc tem razão: macacos me mordam!
beijão e obrigada.