domingo, 21 de junho de 2009

Bons Conselhos.

Eis a minha listinha de bons conselhos, assumidamente fundada na experiência e no que chamam pejorativamente de auto-ajuda, mas que com um bom filtro pode ser bem útil a qualquer pessoa. Essa foi feita para mim e compartilho com quem chegar até aqui:






_Que tal trocar os preconceitos por princípios? Os primeiros não servem para fazer de você uma pessoa melhor; os segundos são essenciais para sua orientação vida a fora.
_Seja educada, mas não descambe para a falsidade, nem se utilize de armas com as quais você não sabe lidar. Não se esqueça de que o tiro sempre sai pela culatra. Você não é boa estrategista e já está na hora de assumir isso.
_Lembra do Manual da Prudência de Baltazar Gracian? Fez-lhe muito bem, mas talvez tenha podado um pouco sua postura independente. Não precisa gritar, mas ficar muda é nocivo ao seu espírito livre.
_Preste atenção definitivamente: não inventaram a máquina do tempo, por isso, o que foi feito é imutável. Você agiu como podia e sempre pediu perdão. Não se repita, mas largue qualquer resto de culpa que porventura ainda exista por aí, ok?
_Chute o balde e esvazie a valorização excessiva aos que lhe avaliam. Você nunca irá alcançar o nível de exigência dos outros, principalmente daqueles que procuram defeitos ao invés de qualidades.
_Jogue fora a obrigação de ser boazinha com todos. Tem gente que não merece sua bondade, portanto guarde para quem a mereça. Você já pagou essa matéria e continua levando bomba. Está mais do que na hora de passar a diante.
_Cuidado com as concessões. Às vezes elas são inevitáveis , mas não se curve a ponto de forçar a coluna. Você já conhece a pinçada na lombar.
Ouça o que quiser, dance como sabe dançar, cante em alto e bom som a música do dia. _Tente não se preocupar com os passos errados ou com as notas dissonantes. Tropeçando ou desafinando você pode ser feliz.
_Desista de salvar o mundo, assim será mais fácil cuidar do que está mais perto de você, especialmente, de quem está bem próximo do seu coração.
_Trate-se bem, pois não há outra pessoa no mundo que conheça suas necessidades tanto quanto você. Procure saber o que lhe fará sentir-se melhor. Dá para realizar? Então, vá em frente, caso contrário, troque por outra coisa que lhe satisfaça.
_Desfaça-se dos vínculos que lhe imobilizam e que lhe são absolutamente desnecessários. Os laços importantes requerem muito de você, então não desperdice energia.
_Continue trabalhando o medo de errar, pois esse é o único meio de aprender mais. O erro é um degrau na escada da humildade, além do mais existem erros lindos de viver.
_Permita-se ser frágil, todos nós somos e quem menos parece ser talvez seja muito mais do que você. A teoria do super homem de Nietzcshe não deu certo na prática.
Chore quando sentir vontade. Mas, não exagere, você pode se afogar. Não caia na ditadura da felicidade a todo custo. Isso é uma falácia que só traz mais infelicidade.
_Ria de si mesma. A sensação é das mais libertadoras. Não se leve a sério em excesso. Você flui melhor assim.
_Mantenha-se em contato com sua espontaneidade. É dessa honestidade que nascerão os gestos mais éticos, os afagos mais doces e as suas melhores virtudes.
_Enfim, escreva o que lhe vier á cabeça. Você não está concorrendo ao Prêmio Nobel da Literatura, portanto relaxe e se dê ao desfrute.